Publicado por: estrelasnaparede | Março 27, 2008

Velas

Pois, aposto que este post vai intrigar algumas pessoas, mas ele tem que ser feito a bem da minha sanidade mental!

Em Aveiro a tradição académica é bastante diferente da do Porto, da de Coimbra, etc. Começa pelo traje, que remete claramente para a cultura e tradição da faina Aveirense. Mas passa também por algumas diferenças no desfile, na semana académica, que é do Enterro.

Por exemplo, e falando no desfile em Aveiro, o cortejo sai somente no último dia da semana do Enterro, e à noite, na célebre quinta-feira. Os finalistas não levam cartola nem bengala, mas sim um lençol branco que simboliza os montes de sal que são o objectivo final da faina e a “sabedoria”.

Pois bem, posto isto chego ao meu objectivo do post, em Aveiro, não existem as fitas, na pasta do traje que irá ser abençoada na missa no fim da semana do Enterro, em vez das fitas, as pastas têm velas. Velas de Moliceiro, velas de barco, velas pequeninas. NÃO SÃO VELAS DE CHEIRO!

Perceberam? Velas de Moliceiro! E como estou sempre a dizer “Tens que me assinar a vela.” Ninguém percebe. Decidi, colocar uma foto neste post para que não restem dúvidas, do que é uma vela.

vela.jpg

Tive que tirar uma foto para mostrar a mais uma pessoa que me gozava por ter uma vela para assinar. Percebam que em Aveiro nós somos diferentes, especiais e temos uma tradição que remete para Moliceiros e Sal.

Já tenho uma Vela com uma dedicatória ;) São daquelas coisas que eu quero que as pessoas especiais assinem, desenhem e pensem na importância da mesma, não é só um bocado de pano, é uma recordação de um momento especial.

Tá explicado? Agora não me perguntem mais se é uma vela de cheiro que eu faço-vos em picado!

Responses

  1. altamente,…amei

  2. olha já agora adiciona me no hi5…és mt gira

    • lolol


Deixe uma Resposta

Categorias

